quinta-feira, 24 de abril de 2008

VEDDAS-MÓVEL: A Verdade Sem Cortes

Nas 22 horas que seguiram o seu lançamento, o VEDDAS-MÓVEL operou em quatro lugares diferentes, num total de 7 horas de operação!

80 pessoas compareceram ao evento de lançamento no VEGETHUS Restaurante Vegetariano, sendo a maioria delas ativistas, inclusive vindas de outros estados e de cidades vizinhas. A maior parte dos voluntários que participaram da 2ª Oficina de Capacitação VEDDAS também se dirigiram diretamente ao evento logo após o término da oficina.

Terminado o evento de lançamento, por volta da meia-noite, um pequeno grupo de ativistas saiu com o VEDDAS-MÓVEL em direção à Avenida Paulista, onde fizemos a primeira parada em frente a uma lanchonete adornada com uma grande letra M amarela na cor amarela. Os equipamentos foram rapidamente montados e permanecemos estacionados sobre a calçada por alguns minutos. Seguindo pela Rua Augusta, paramos o VEDDDAS-MÓVEL no primeiro lugar onde houve espaço, bem em frente a uma aglomeração de pessoas, que desavisadas e atônitas, assistiram a uma seqüência de vídeos, nos fizeram algumas perguntas sobre o tema e levaram os nossos impressos. Encerramos a atividade já tarde na madrugada.

No dia seguinte, num dia claro e ensolarado, levamos o VEDDAS-MÓVEL até o local habitual da Mesa Itinerante VEDDAS na Avenida Paulista 1.919, onde estacionamos o veículo sobre a calçada. Durante as 4 horas de apresentações, mais de 100 pessoas efetivamente pararam e assistiram aos vídeos que mostram a verdade sem cortes sobre a indústria da exploração animal. É notável a eficiência desse instrumento de difusão do veganismo e dos direitos animais, que superou todas as expectativas minhas e dos ativistas. Aliás, fazia tempo que eu não via o nosso grupo de ativistas tão orgulhoso e animado! E não é para menos, o VEDDAS-MÓVEL é de fato uma grande conquista para nós. Quem participou de todo o processo sabe como foi trabalhar por isso e quem já pôde vê-lo em operação nessas poucas horas pôde testemunhar o quão poderoso ele é para o propósito a que veio.

Pudemos presenciar na Avenida Paulista pessoas chorando, elogiando o projeto (também os onívoros!), muitos sem fala e desarmados dos argumentos a que estamos habituados a escutar neste trabalho de corpo-a-corpo nas ruas com o público quando este recurso audiovisual não está presente. De fato, um excelente catalisador de mudanças de comportamento, que atinge uma esfera que argumentos e palavras só atingem de forma muito mais custosa.

Estamos certos de que já nessas ações iniciais do VEDDAS-MÓVEL pudemos plantar muitas sementes para que novos veganos floresçam de desavisados que passeavam pelas ruas enquanto cuidavam do seu dia-a-dia e foram surpreendentemente tocados pela mensagem dos direitos animais. E é isso o que o VEDDAS-MÓVEL se empenhará em fazer: levar a mensagem do veganismo e dos direitos animais àqueles que sequer buscavam-na. Levaremos as imagens e a mensagem até o público, onde ele estiver, pois do contrário essas pessoas poderiam jamais ter tido interesse pelo tema.

Abaixo estão dois vídeos que acabam de ser publicados na Internet. O vídeo 1 conta a história do VEDDAS-MÓVEL, desde o início da campanha, e mostra imagens (fotos e vídeos) destas primeiras horas de operação. O vídeo 2 traz um dos vídeos que usamos em ação e foi enriquecido com a inserção imagens de ações do VEDDAS dos últimos 19 meses. Os agradecimentos aos que colaboraram para esta conquista vão no conteúdo do vídeo 1.

Saudações abolicionistas!

George Guimarães

VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade

www.veddas.org.br

PS: O VEDDAS-MÓVEL precisa da colaboração de voluntários para sair conosco às ruas para realizara esse trabalho de difusão do veganismo e dos direitos animais. Inscreva-se enviando um e-mail para voluntarios@veddas.org.br

PS2: O VEDDAS-MÓVEL precisa da sua colaboração para cobrir as despesas mensais com gasolina, estacionamento, seguro, panfletos e manutenção do veículo. Visite www.veddas.org.br/veddasmovel e saiba como colaborar.

Vídeo 1

VEDDAS-MÓVEL: making off e lançamento 12/04/2008

Conta a história do projeto e mostra imagens das primeiras horas de ação do VEDDAS-MÓVEL:

http://br.youtube.com/watch?v=szkspItS89U

9 minutos

Vídeo 2

VEDDAS: Cenas de exploração animal e de nossas ações

Um dos muitos vídeos que compõem a coleção do VEDDAS-MÓVEL intercala imagens de exploração animal e com imagens de ações do VEDDAS:

http://br.youtube.com/watch?v=nqA1_6dwJG0

9 minutos

Nenhum comentário: